Você sabe por que as brincadeiras são tão importantes para as crianças?

Brincar é uma parte importante do desenvolvimento inicial da criança. Brincar ajuda o cérebro a desenvolver e amadurecer as habilidades de linguagem e comunicação dos pequenos. Uma simples brincadeira de esconde-esconde, sacudir um chocalho ou cantar uma música são muito mais importantes do que apenas uma forma de passar o tempo. Essas atividades ensinam as crianças sobre comunicação, desenvolvem suas habilidades motoras e ajudam na resolução de problemas.

Algo tão simples como empilhar e derrubar bloquinhos permite que as crianças descubram conceitos matemáticos e científicos, incluindo formas, gravidade, equilíbrio e contagem. Esses jogos da primeira infância são essenciais para lançar as bases da educação formal. Na maioria dos casos, a aprendizagem começa com os pais ou responsáveis ​​interagindo, brincando e respondendo à criança.

Afinal, por que isso é importante?

Os primeiros anos de vida moldam o futuro de uma criança na idade adulta. É nessa fase que ocorre o desenvolvimento cerebral mais significativo, principalmente nos primeiros dois anos de vida. A falta de brincadeira e comunicação pode ter consequências negativas a longo prazo na aprendizagem e na saúde física e mental de uma criança.

Você sabia que aproximadamente 80% do desenvolvimento do cérebro é concluído aos três anos de idade e 90% aos cinco anos? Isso significa que a criança não pode esperar pela escola primária para começar a aprender. Precisa ser cedo, com a ajuda dos pais e, de preferência, junto de outros crianças.

O que os pais podem fazer?

O primeiro passo é reconhecer o papel crucial que as brincadeiras desempenham no desenvolvimento da primeira infância. Ou seja, não é nada bom ignorar esse fato por conta da falta de tempo a ser dedicado às brincadeiras com os pequenos. Existem pequenas atitudes que fazem toda a diferença, e nem sempre é necessária uma brincadeira tão elaborada. Crianças são simples, e facilmente utensílios domésticos simples, como xícaras e colheres, podem servir como brinquedos.

Apesar da importância dessas atividades, é de fato um desafio lidar com o pouco tempo disponível por conta do trabalho e de outras questões importantes. No dia a dia, você pode contar com a 4Bees. Utilizamos o lúdico como ferramenta para o desenvolvimento, estimulando o livre brincar e a realização de atividades esportivas, artísticas, musicais, linguísticas e de culinária, trabalhando aspectos que vão além dos conteúdos escolares para uma formação holística da criança e o despertar de suas potências.

Quer conhecer a 4Bees mais de perto? É bem simples. Basta entrar em contato conosco e agendar uma visita. Aqui, seu filho tem a oportunidade de brincar enquanto aprende e aprender enquanto brinca. O acompanhamento pedagógico e a companhia de outras crianças certamente beneficiarão o desenvolvimento do seu pequeno.

Marque sua visita. Esperamos por você!

Entre em contato e saiba mais!

 
Fale no WhatsApp clicando no botão flutuante - (11) 3831-3906
Deixe seu telefone que ligamos para você: