O que é parentalidade positiva?

A parentalidade positiva é um conceito esquematizado pela terapeuta Jane Elsen durante a década de 1980 e tem como princípio uma educação baseada na firmeza e na gentileza, sem punições e agressões físicas ou verbais.

O conceito contribui para reforçar os laços afetivos entre as partes, criando uma relação de confiança e troca que permite o crescimento múltiplo. Vale ressaltar que a disciplina positiva não significa a ausência de limites. Aqui os limites são vistos como fundamentais e necessários para o bom desenvolvimento das crianças.

Essa é uma forma de criar os filhos muito mais trabalhosa em comparação ao tradicional punitivismo, uma vez que exige a constante prática da escuta, do diálogo e do acolhimento. Mais que um censo, os pais são como guias e mentores na caminhada da vida, impulsionando o crescimento e desenvolvimento por meio da reflexão e compreensão.

A prática da parentalidade positiva permite criar indivíduos emocionalmente mais saudáveis, mais empáticos e com melhor socialização. Se você ainda não conhece o conceito, procure conhecer.

Entre em contato e saiba mais!

 
Fale no WhatsApp clicando no botão flutuante - (11) 3831-3906
Deixe seu telefone que ligamos para você: