Janeiro Branco e Lúdico

O Janeiro Branco é uma campanha que chama a atenção para o tema da saúde mental e auxilia as pessoas na compreensão desse assunto, cercado de tabus. Criado em 2014, por psicólogos brasileiros, promove a conscientização de nossa sociedade e aumenta a possibilidade de procura para cuidados da saúde integral. Desperta a reflexão sobre nossas vidas e os fatores disparadores do adoecimento emocional. Além disso, os cuidados com a saúde mental, através da ajuda profissional ou outras formas de contribuição, promovem a reflexão sobre meios de busca do equilíbrio.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), em torno de 12 milhões de brasileiros sofrem de depressão. O número é equivalente a 5,8% da população, colocando o país em segundo lugar no ranking americano (atrás apenas dos Estados Unidos).

Brincar também é saúde mental

Falando em cuidado emocional, temos o dever de olhar nossas queridas crianças e pensar em formas de zelar por elas. O momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança, sendo assim, é uma forma de oferecer cuidados. Através do brincar ela aprende, experimenta possibilidades. Através do jogo, a criança compreende o mundo à sua volta, aprende regras, testa habilidades físicas, aprende a ganhar e perder. O brincar desenvolve também a aprendizagem da linguagem e a habilidade motora. A brincadeira em grupo favorece princípios como cooperação, liderança e competição. O jogo é uma forma da criança se expressar, já que é uma circunstância favorável para manifestar seus sentimentos e desprazeres. Assim, o brinquedo passa a ser a linguagem da criança.

A imposição de tarefas exaustivas para ajudar em casa pode impedir as brincadeiras livres. É preciso olhar para essa situação com a intenção de promover o equilíbrio e não tolher as brincadeiras.  As crianças são capazes de lidar com complexas dificuldades psicológicas através do brincar, que possibilita demonstrar sua personalidade e conhecer melhor a si mesma. O brincar é um direito garantido pela Constituição e funciona como um cenário no qual as crianças tornam-se capazes não só de imitar a vida como também de transformá-la.

Carla Solange Gomes

CSG PSICOLOGIA – CRP 06/85.925 e 06/8511/J

E-mail: carla0511@gmail.com – LinkTree: https://linktr.ee/carlasolangegomes

Entre em contato e saiba mais!

Fale no WhatsApp clicando no botão flutuante
Deixe seu telefone que ligamos para você: