Crianças na quarentena: Dicas para melhorar o bem-estar dos pequenos

A imposição da quarentena e do distanciamento social não está sendo fácil para ninguém. As mudanças repentinas nos hábitos e rotinas vão, sem dúvidas, deixar muitas marcas. Para as crianças em especial, esse tem sido um período muito difícil.

Crianças são seres ainda mais sociais. Eles precisam estar junto com outras para brincar, gastar energia e se desenvolver. Ficar trancado em casa definitivamente não é coisa de criança. Para contornar essa situação, muitos pais apostam no poder das telas.

Tablets, celulares, televisores e videogames, podem ser sim uma alternativa de entretenimento, só não podem ser a única. Embora as telas promovam alguns estímulos interessantes, deixam de lados outros que também são muito importantes na infância, como a imaginação, o movimento, a interação com o mundo em volta…

Para te ajudar nesse momento de quarentena a oferecer o melhor bem-estar para o seu filho, separamos algumas dicas valiosas que vão fazer não apenas os pequenos, mas também os adultos, a atravessar esse período com maior qualidade.

Como promover mais bem-estar para as crianças em casa

Brinque ao ar livre

Em muitos locais os parques já abriram. Vá com todos os cuidados necessários, procure áreas sem aglomeração e curtam alguns momentos ao ar livre. Mas não deixar seu filho brincando sozinho. Deixe o celular de lado e envolva-se na brincadeira, estimule a criação e fortalecimento de laços entre vocês, serão momentos que ficarão guardados na memória para sempre.

Aposte no lúdico

A infância é o universo do lúdico. Incentive lúdico com brincadeiras e jogos. Além de garantir momentos de diversão, ainda geram aprendizados que são duradouros. Invente músicas, brinquem de massa de modelar, construam brinquedos a partir de sucata e materiais reciclados, imprima jogos e desenhos… o céu é o limite.

Tenha uma rotina

A rotina é muito importante para a saúde mental porque ela gera segurança. Estabeleça uma rotina com seu filho e cumpra os horários, atividades e etc. Além de tudo, você ainda estará mostrando a ele a importância de ter responsabilidades e disciplina.

Diálogo é fundamental

O primeiro impulso dos pais pode até ser esconder o que está acontecendo, mas não caia nessa armadilha. A informação está em todo o canto, se você não sentar com seu filho e explicar o que está ocorrendo respeitando a idade e entendimento dele, fatalmente ele saberá por outras fontes, podendo gerar medo e pânico.

Promova uma infância inesquecível para o seu filho

Como você se lembra das memórias boas da sua infância? Muitos responderão que passaram por momentos bons, que brincaram muito, faziam amizades e que realmente aproveitaram…, mas logo em seguida vem o complemento: “Hoje em dia as crianças só sabem ficar no celular, não aproveitam nada.”. Você também se identificou com essa situação?

Fato é que a rotina corrida dos dias atuais muitas vezes deixam os pais sem alternativas e os obrigam a realmente fazer o que a maioria faz, que é deixar o filho no celular, tablet, televisão e quando se dão conta, metade da infância do filho já foi e que o tempo não volta atrás, pois a criança já não tem mais interesse em brincar, jogar e se divertir fora da tecnologia. Então vem o peso de não saber se está promovendo uma infância de qualidade para a criança, não é mesmo? Especialmente neste período de pandemia e quarentena, que muitos estão divididos entre as tarefas domésticas, família, filhos e agora o home office.

Se você está de home office leia este artigo: Home office e as crianças: Combinação explosiva. Confira dicas para te ajudar!

A dica é: dedique-se e coloque em prática as dicas que oferecemos neste artigo que já vão te ajudar bastante.

Aqui na 4Bees nós entendemos que conciliar a vida moderna com o peso de não promover uma infância rica e de qualidade para as crianças não é tarefa fácil. Por isso aqui nossa maior missão é promover uma infância inesquecível para os nossos pequenos. Nós somos um espaço onde a essência é o livre brincar. Aqui as crianças passam por momentos incríveis de muita brincadeira, jogos e atividades lúdicas, entram em contato com atividades artísticas como pintura, escultura, atividades culturais, música, esportes, idiomas, culinária e diversas outras atividades que vão criar memórias afetivas e felizes.

Além disso, neste período de quarentena onde as aulas estão sendo online, elas podem fazer as aulas online das suas escolas aqui dentro da 4Bees, contando inclusive com apoio pedagógico para fazer as lições de casa e estudo para provas. E falando sobre quarentena, nós estamos seguindo todos os protocolos de segurança para os pequenos estejam seguros em todo o tempo que estiverem aqui.

Conheça o nosso espaço na Vila Leopoldina – São Paulo e traga o seu filho para uma infância inesquecível e enriquecedora conosco.

Entre em contato e saiba mais!

Deixe seu telefone que ligamos para você: