Criança que dança é mais feliz!

O filósofo suíço Jean Piaget, um dos maiores teóricos do desenvolvimento infantil, acreditava que a realidade das crianças é vivida e interpretada por meio das sensações físicas. Logo, dançar é muito mais do que puro divertimento. A execução de passos coreografados, repetidos dentro de um método e com orientação profissional, proporciona diversos benefícios para a saúde física e mental. Para as crianças então, a dança pode ativar e desenvolver capacidades positivas que lhe acompanharão pelo resto da vida.

A criança que dança trabalha a musculatura, fortalecendo-a, estimula a coordenação motora, flexibilidade, postura, tem maior consciência corporal, noções de espaço, além de melhorar sua integração social. Musicalidade, ritmo e criatividade também estão entre os ganhos.

É uma atividade que exige  concentração, pois as crianças aprendem a ter respeito a algumas regras da dança, assim como em qualquer outro esporte; desenvolvem a autoconfiança, porque, de certa forma, desafia um pouco o corpo; sociabiliza o contato com outras crianças.

No início do aprendizado da dança explora-se os movimentos naturais de cada criança, seu ritmo próprio, sua expressão. As aulas têm um caráter mais lúdico e descontraído. A técnica vai sendo introduzida gradativamente, porém respeitando as condições físicas e psíquicas de cada idade, assim como as necessidades globais e as aspirações de cada um.

Benefícios da dança em crianças

Portanto, atividades como a dança promove a consciência do espaço, a disciplina física e o conhecimento do seu corpo, trazendo benefícios em diversos aspectos:

Físico – melhora da coordenação motora, condicionamento físico, fortalecimento muscular, melhora da postura, produção de endorfina;

Cognitivo – neuroplasticidade favorecida, desenvolvimento da lateralidade, criatividade, musicalidade, concentração e memória favorecidas;

Emocional – socialização, melhora da autoestima, autoconhecimento.

Com esse intuito, uma programação especial é realizada na 4Bees com profissionais especialistas de cada categoria: ballet clássico, dança artística, dança e movimento.

Contate-nos e saiba mais!

Entre em contato e saiba mais!

Deixe seu telefone que ligamos para você: