Como a pandemia afetou a saúde mental das mães?

A pandemia de covid-19 colocou a nossa normalidade de cabeça para baixo. O espalhamento do novo coronavírus forçou enormes mudanças de hábitos e esgarçou o tecido social. Mas se todos foram afetados e sofreram com o impacto da emergência sanitária, as consequências vêm se mostrando ainda piores para aquelas que são mulheres e mães.

Não é segredo que mesmo antes da covid-19 surgir, as mulheres já enfrentavam o desgaste da dupla jornada. Para elas, o expediente costuma ir além das oito horas no trabalho, sendo responsáveis pela gestão do lar e dos filhos.

Tendo que cuidar dos filhos em tempo integral com o fechamento das unidades escolares para aulas presenciais enquanto conciliava o trabalho remoto, a quarentena foi especialmente exaustiva para as mães, que assim como todos os demais, precisavam lidar com o luto, o medo e as incertezas provocados pela pandemia.

Junto a isso, a degradação das condições materiais – em 2020, mulheres perderam U$ 800 bi em renda no mundo todo, segundo levantamento da OxFam – também pressionou a saúde mental das mães, que chegam a esse momento exaustas, quando ainda não se tem previsão da pandemia acabar, mesmo com o avanço da vacinação.

.

Pandemia e a saúde mental das mães – a tempestade perfeita da exaustão 

Como vimos acima, a pandemia levou a perda de renda de milhões de mulheres do mundo. A mesma pesquisa da OxFam aponta que 47 milhões delas devem ser empurradas para a pobreza extrema.

No Brasil a situação não é menos dramática: uma pesquisa realizada pela startup Famivita, descobriu que 39% das mães com filhos pequenos perderam o emprego durante a pandemia, sendo que 52% delas sofreram com diminuição de renda no período.

A crise econômica e sanitária se soma a sobrecarga materna, angústia pelo retorno às atividades presenciais, o medo da volta às aulas do filho, a incerteza de quando tudo isso vai passar e poderemos respirar mais aliviados.

O resultado dessa tempestade perfeita é que a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou as mulheres como o grupo de maior risco a sofrer questões ligadas à saúde mental, com especial destaque para as grávidas e puérperas, que além de tudo vivenciam uma fase de intensa montanha russa hormonal, o que favorece a ocorrência de quadros de depressão e ansiedade, por exemplo.

Um estudo realizado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP) constatou que 63% das mães apresentaram algum quadro depressivo durante a pandemia. Esse é um número que serve de alerta para a importância da atenção à cenário.

A verdade é que as mães estão exaustas, lidando com toda pressão do cenário externo, crise sanitária e econômica, ainda viram suas atividades domésticas muitas vezes dobrar ou até mesmo triplicar, incluindo aí a gestão dos conflitos de familiares que passaram a conviver juntos muito mais tempo, causando uma sobrecarga materna para além do razoável.

A exaustão não provoca apenas cansaço físico. Ela também mina a nossa saúde mental, levando à irritabilidade, queda na autoestima e autoconfiança, angústia e ansiedade, podendo ser um gatilho para o início de quadros de depressão.

A gente queria te dizer que tudo vai melhorar logo, mas a verdade é que ainda não temos muito bem certeza de quando. Por isso, até lá, mantenha-se atenta e forte. Conte com uma rede de apoio, não tenha medo de pedir ajuda e lembre-se de cuidar de você.

Terapia, meditação, yoga, atividades físicas e uma boa alimentação são suas aliadas nesse momento, mas se por acaso, em seu momento de folga, você acabar no sofá vendo sua série favorita enquanto se entope de gulodices, fica tranquila. Tudo bem não estar bem. Só não pode se esquecer de você mesma.

Precisa de um momento de descanso das crianças? Traga seu filho para a 4Bees. Nosso espaço de contraturno, daycare e berçário foram desenvolvidos com foco no lúdico e livre brincar. Aqui seu filho passa momentos de muita diversão, alegria e aprendizados, sempre sob o cuidado de uma equipe dedicada, especializada e que ama o que faz.

O que isso significa? Que você não precisa mais se preocupar com o bem-estar do pequeno. Deixe seu filho conosco enquanto você trabalha! Para isso, entre em contato conosco clicando no botão do WhatsApp ao lado. Proporcione ao seu filho experiências inesquecíveis! O que você está esperando?

Continue acompanhando nosso blog e siga as páginas da 4Bees nas redes sociais para ficar por dentro de todas as nossas novidades!

Até a próxima!

Entre em contato e saiba mais!

 
Fale no WhatsApp clicando no botão flutuante - (11) 3831-3906
Deixe seu telefone que ligamos para você: