6 dicas para conciliar filhos e home office de uma forma saudável

Um dos maiores desafios desse período é a quarentena. Acostumados a ir e vir com liberdade, hoje temos de cumprir o isolamento social dentro de nossas casas. Se é difícil para nós, adultos, quanto mais para as crianças! Com maior necessidade de movimentação e interação, os pequenos são mais propensos à ansiedade e ao tédio.

Os pais criam brincadeiras, conversam, interagem mais e buscam lidar da melhor forma possível com as circunstâncias difíceis desse período. Porém, os pais também são profissionais, e cumprem em home office com suas obrigações. É aí que as coisas podem ficar um pouco mais complicadas.

Afinal, qual a melhor forma de lidar com os afazeres profissionais com as crianças em casa, ainda mais sob o estado de tédio e ansiedade? O correto é buscar soluções que torne a convivência entre pais e filhos mais agradável e harmônica. Se você se identifica com essa situação, separamos seis dicas super importantes para lidar com o cotidiano em home office na presença dos pequenos. 

.

1. Mantenha uma rotina, mas tenha certa flexibilidade

É muito importante estabelecer horários para acordar, dar início ao trabalho, almoçar, entre outras tarefas do seu dia. Porém, seu filho não tem uma agenda ou cronograma. É importante manter sua rotina e até mesmo estabelecer uma para as crianças, mas com flexibilidade.

2. Utilize blocos de tempo para organizar o dia a dia

Você já ouviu falar no método dos blocos de tempo? Do inglês “time blocking”, esse é um método de gerenciamento de tempo em que você pode dividir suas tarefas em sessões, em vez de manter uma lista. Cada sessão é dedicada a uma tarefa específica. Crie blocos de tempo para seus afazeres e para seu tempo com as crianças.

3. Estabeleça prioridades

Estabelecer prioridades é o segredo para um dia produtivo. Que tal organizar o que vem primeiro e o que é menos importante com o método apresentado no item anterior? Ter prioridades e tratar delas de forma organizada pode proporcionar a você mais tempo com seus filhos.

4. Delimite suas funções

Você não é só profissional, assim também como não é só pai ou mãe. Tenha momentos para trabalhar e momentos para exercer cuidado sobre os seus filhos. Delimitar esse tempo é saudável não só para você, mas para toda a família.

5. Planeje o que puder com antecedência, encurte o tempo das decisões no dia a dia

Planejamento é essencial para um dia produtivo, apesar das muitas tarefas. Porém, um bom planejamento não é feito às pressas. Por isso, trace planos com antecedência. Assim, você reduz o tempo das decisões em seu dia a dia.

6. Se dê uma folga. Não se cobre tanto! Lembre-se das implicações do período em que estamos vivendo 

Ansiedade não é uma questão particular do comportamento infantil. Você também está suscetível. Portanto, não se cobre excessivamente. É importante lembrar que as dificuldades não são características da sua casa ou de sua família, mas sim do período em que vivemos. 

Gostou das nossas dicas? Para ter ainda mais produtividade, você também pode contar com a 4 Bees, o mais novo espaço na Vila Leopoldina onde seu filho passa momentos incríveis de muitas brincadeiras, atividades artísticas e culturais. Aqui, deixamos crianças serem crianças!

Para garantir máxima produtividade e muita diversão para os seus filhos, entre em contato conosco.

Entre em contato e saiba mais!

 
Fale no WhatsApp clicando no botão flutuante - (11) 3831-3906
Deixe seu telefone que ligamos para você: